A Escola Paranaense de Aviação conta com mais de 40 anos de experiência na formação e treinamento de recursos humanos para a aviação civil. Durante todos estes anos, a EPA voou centenas de milhares de horas de voo sem nenhum acidente aeronáutico. Além disso, formou centenas de pilotos, comissários de bordo e mecânicos de manutenção aeronáutica com uma metodologia altamente eficaz, sempre visando expandir os conceitos de segurança operacional em todos os segmentos em que atua.

Com uma longa e respeitável trajetória na formação básica dos profissionais para a aviação, a EPA abriu uma nova unidade de negócio no mercado aeronáutico. Em 2006, foi a empresa escolhida, pela Embraer, para adquirir os simuladores de voo das aeronaves Embraer 110 - Bandeirante e Embraer 120 – Brasília. Participaram deste processo mais de 15 empresas, nacionais e internacionais, todas ligadas ao treinamento de recursos humanos para a aviação civil nacional e internacional. Desta forma, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil, segundo o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 142, como Centro de Treinamento de Aviação Civil.

Em 2010, em uma parceria com a FlightSafety International, começou a operar o simulador de voo nível D do ERJ145 / Legacy 600, fortalecendo a marca da EPA Training Center como a maior operadora de simuladores de aeronaves da Embraer na América Latina.

Em seu Centro de Treinamento, já passaram mais de 8.000 pilotos, de 25 nacionalidades.

Em janeiro de 2013, reiniciou as atividades como Escola de Aviação Civil, inaugurando modernas instalações no Aeródromo de Guaratuba, no litoral do Estado do Paraná, com o objetivo de fornecer instrução de voo de alta qualidade para pilotos.

Em 2018, nos tornamos uma escola recomendada pela Azul Linhas Aéreas, esta escolha foi dada, principalmente, pelo reconhecimento da qualidade de instrução, padronização e segurança das operações na formação de pilotos, evidenciado pelo o índice zero de acidente desde 1971 em seus voos realizados a partir dos aeroportos de Guaratuba/PR e Bacacheri, em Curitiba/PR.

Em 2019, a EPA apresentou a sua nova marca. Com a entrada de dois ex-instrutores no seu quadro de diretores, entramos em uma nova fase repleto de novidades e inovações.