O que você precisa para iniciar o curso Prático


Requisitos

- Ser titular de uma licença de piloto da categoria para a qual é requerida a habilitação de voo por instrumentos (Piloto Privado ou Piloto Comercial);

- Possuir o CMA de 1° classe válido;

- Ter sido aprovado em um curso teórico de Piloto Comercial homologado pela ANAC;

- Ter pelo menos 50 horas em rota como piloto em comando (Necessária para o check)

Parte teórica

O candidato deve ter completado um curso teórico homologado de Piloto Comercial e ter sido aprovado em exame teórico. Como o curso teórico de Piloto Privado não contempla matérias de voos por instrumentos, o candidato deve realizar curso teórico IFR e ter sido aprovado no exame da ANAC.

Outros


A habilitação de voo por instrumentos

A habilitação de voos por instrumento (IFR) se destina a quem deseja realizar voos em condições adversas de meteorologia, utilizando os instrumentos de bordo da aeronave.

Por que eu preciso e uma habilitação de voo por instrumentos?

A habilitação de voo por instrumentos fornece ao piloto um conhecimento técnico e teórico para uma operação mais segura e completa da aeronave e um melhor gerenciamento de voo. A habilitação por instrumentos também possibilita ao piloto a voar não só em condições visuais, mas como em praticamente todos os tipos de condições meteorológicas, além de ser uma habilitação exigida por todas as companhias aéreas.

Voos

A primeira parte do curso de voo por instrumento é realizada em um simulador de voo, no qual o aluno irá adquirir o conhecimento necessários sobre os equipamentos e procedimentos (NDB / VOR / ILS / RNAV), e em seguida, na segunda parte do curso, praticá-los na aeronave.

Carga Horária

O curso de voo por Instrumento é composto por duas etapas:

1ª Etapa:

- Simulador AATD: 25 horas

2ª Etapa:

- Prática de voo: 20 horas

Aeronaves Recomendadas

Monomotor

C172

Piper Warrior I

Bimotor

Piper Seneca I